BITOLA

Do termo “bitola” (distância entre as rodas de um veículo, num mesmo eixo), sabe-se apenas que não vem do inglês, nem do francês, nem do alemão, ou de outro idioma hegemônico.

O que se sabe é que a bitola nas ferrovias brasileiras tem sido de 4 pés e 8,5 polegadas. Por que foi adotada essa medida? Porque essa era a bitola das ferrovias inglesas, e foram ingleses os construtores de nossas primeiras estradas de ferro. E, por que os ingleses adotaram essa medida?… Porque os primeiros vagões de trem, na Inglaterra, foram construídos por fabricantes de carroças, que já a usavam em seus veículos. Mas, por que eles adotavam essa medida?… Porque as carroças iriam trafegar nos caminhos reais da Europa! E por que as estradas européias tinham essa largura?… Porque foram construídas pelo antigo Império Romano, e consideravam a largura do carro romano de dois cavalos. Está bem, mas por que as carroças romanas tinham essa largura?… Porque foram feitas para acomodar 2 traseiros de cavalos romanos!

Quanto a etimologia do vocábulo “bitola”, assim como as razões da largura dos traseiros dos cavalos romanos, só Deus sabe!…