SENTINDO NA PELE
Gaspar da Costa de Ataíde foi um almirante português que esteve no Brasil dando combate a Doguy-Trouin, quando este atacou o Rio de Janeiro.
Sendo mandado sair de guarda-costas, constatou que a nau capitania estava fazendo água. Mas os mestres da ribeira das naus garantiram a El-rei que a embarcação estava em boas condições. Calou-se Gaspar da Costa, e só pediu a El-rei que os mestres fossem à bordo para melhor examinarem o estado do navio. Concordou com isto El-rei; e logo que o almirante teve a mestrança embarcada, … mandou levantar ferros! Os mestres tomaram o maior susto!
À saída da barra começou logo a nau a fazer muitas polegadas de água! Sem mais cerimônia, Gaspar da Costa mandou que o acionamento das bombas fosse feito pelos mestres da ribeira (que vestiam-se finamente, com capas à volta). E foi só depois de muito tempo, e de muitas súplicas dos mestres, exaustos de bombear e temendo morrerem afogados, que ele mandou retornar à Lisboa.
Dirigiu-se imediatamente ao Paço, a avisar El-rei que estaria plenamente de acordo com as informações que dessem os mestres a cerca do estado do navio!…