COM AS MULHERES: RÉDEAS CURTAS!

Na Carta de Guia de Casados, o bom D. Francisco classifica todas as esposas nas seguintes categorias, incluindo recomendações aos maridos das mesmas:

 – Brabas: as que mais dão trabalho ao marido para corrigir. “É de se  lamentar o fato de o castigo e a violência serem hoje, algumas vezes, mal vistos na gente de grande qualidade;

 – Feias: O remédio é simples: A feia é pena ordinária, porém que muitas vezes ao dia se pode aliviar, tantas quantas seu marido sair de sua presença, ou ela da do marido”;

– Néscias: A burrice natural na mulher é coisa pesada, mas não insuportável. Procure o marido emprestar de seu juízo, aquela discrição que vir que a ela falta. Mas, se o marido também for tolo, a mulher néscia não lhe causará prejuízo.

– Doentes – O marido deve ter paciência e tratar da mulher doente, (…) pois favor foi grande de Deus padecesse antes aquela parte que menos falta faria à família.

– Proluxíssimas : Para as geniosas, a solução é fácil: Convém que estas tais se lhes aperte o freio, e lhes dêem pouca mão no governo da casa. As geniosas causam problemas com os criados, e o marido terá que fazer a escolha:  a mulher ou os criados?

– Ciosas: O autor recomenda que os maridos sejam discretos nos suas escapadas, e não dêem razões para os ciúmes das suas caras-metades;

– Gastadoras: Deve uma mulher honrada tratar o dinheiro com aquele mesmo temor que ao ferro e ao fogo!  Pois por ali logo se vai ao fundo a família inteira. O recomendável é que a esposa não lide com dinheiro nunca.

– Apetitosas: Calma. São apenas as que hoje chamamos gulosas. E que por um bom petisco venderão o próprio marido. Regime alimentar nelas!

– Voluntariosa: Faça-se-lhes compreender que à sua conta não está o entender, senão o obedecer (…) – Curto e grosso.

– Ligeiras: Por este nome entende D. Francisco as “fáceis”, as excessivamente “gentís” com homens que não o marido, o pai, os irmãos e ou o padre. Observando: (…) porque não acho nome decente. Estas exigem do marido vigilância contínua! Dormir sempre com um olho aberto, é o ele recomenda.

– Formosas: Segundo o autor, as piores! Pois (…) saiba que tem perigosa mercadoria. E, por esta razão não faltou já quem duvidasse se a formosura se dava por prêmio, se por castigo. De qualquer forma: olho vivo e disciplina!